Consagração

C O N S A G R A Ç Ã O

Leitura Bíblica: "E respondeu Ezequias, e disse: Agora vos consagrastes a vós mesmos ao Senhor; chegai-vos e trazei sacrifícios e ofertas de louvor, à casa do Senhor. E a congregação trouxe sacrifícios e ofertas de louvor, e todo o que tinha essa vontade do coração, trouxe holocaustos". II Cr 29: 31
Oração: Ore a Deus em nome de Jesus Cristo, pedindo a Sua benção para mais este estudo, que com toda a certeza, vai trazer à você novas experiências em sua vida cristã.

INTRODUÇÃO:
Até agora você tem estudado a Bíblia através do curso, observando que sempre Deus está fazendo alguma coisa por você, por exemplo: salvando, ensinando, perdoando, etc... Agora com esta lição, você já começou a tomar mais atitudes em relação a Deus, fazendo alguma coisa para Ele, e vai começar a agir e descobrir que Deus conta com você para alguma coisa.
Em princípio, a palavra CONSAGRAR significa: "Dedicar-se ao Serviço de Deus".

EXPLICAÇÃO: Na época do Antigo Testamento, era comum a consagração de pessoas, objetos e templos ao Senhor nosso Deus. Esta consagração consistia na dedicação total da pessoa ou objeto ao serviço do Senhor. A pessoa consagrada servia à Deus dia e noite, não desviando seus afazeres para outra coisa que não fosse o serviço do Senhor.
Temos na Bíblia alguns exemplos de pessoas que se consagraram ou foram consagradas ao Senhor.
Vamos analisar em primeiro lugar a consagração de Samuel - Leia I Sm 1: 9-11. Observamos na passagem Bíblica que Ana, mãe de Samuel, desejava ardentemente ter um filho, por isso em sua oração, ela suplicava a Deus um filho, fazendo um voto de consagrá-lo ao Senhor. Observamos também que Samuel foi entregue bem jovem ao Serviço de Deus e vemos Deus confirmando sua consagração, falando com Samuel, conforme lemos nos versículos de I Sm 3: 1-10. Qual o resultado desta consagração? Somente fazendo a leitura de todo o livro de Samuel, para avaliarmos as grandes bençãos que o Senhor derramou sobre a vida daquele precioso servo de Deus.
Existe uma outra passagem no Evangelho de Lc 2: 36-38, onde vamos observar uma viúva que perdeu seu marido após sete anos de casada, e durante o resto de sua vida, consagrou-se ao Senhor, por coincidência, esta mulher também chamava-se Ana. Ana era profetisa do Senhor e, após abençoados anos de trabalhos e louvores a Deus, recebeu a graça que todo Israelita desejaria ter recebido, conhecer pessoalmente o Salvador Jesus Cristo.
Observe também passagens que falam sobre Simeão - Lc 2: 25-32.
Podemos citar uma infinidade de passagens bíblicas que se referem a grandes servos de Deus, servos estes que tiveram suas vidas consagradas ao Senhor.
Ex.:
Isaías - Is 6: 1-8 : Observe no versículo 8 a consagração
João Batista - Lc 1: 57-80 : Observe no versículo 76 quando João Batista é consagrado
Timóteo - II Tm 1: 1-6 : Observe Timóteo consagrando no versículo 6
Paulo - At 9: 1-6 : Observe no versículo 6, Paulo consagrando-se.

E assim como esses exemplos, existem muitos outros.
Nos nossos dias, a consagração é importantíssima para os cristãos, pois Deus conta e sempre contou com homens para o Seu Santo Serviço.
A pregação do Evangelho foi confiada aos homens e a grandeza desta missão é tal, que os anjos de Deus bem gostariam de realizá-la. Leia I Pe 1: 12
Infelizmente, em nossos dias, são raros os cristãos que desejam consagrar-se a Deus, por isso podemos sentir a falta de obreiros na Seara do Senhor.
Tudo na vida tem o seu preço, e isso também acontece em nossa vida espiritual e, sem dúvida, a consagração também exige bastante do cristão. Há muitas coisas que deverão ser entregues a Deus, tais como: suas aspirações, seus pecados preferidos, seu orgulho, sua posição social e tudo quanto mais não tem valor diante de Deus, antes deve-se buscar em primeiro lugar o reino de Deus e todas as outras coisas vos serão acrescentadas.
Isso não significa que não mais iremos trabalhar, estudar ou coisa parecida, e ficar apenas esperando que tudo nos caia do céu, mas sim, devemos colocar os nossos interesses particulares em segundo plano, buscando e pensando em primeiro lugar nas coisas celestiais - Leia Mt 6: 33 e Cl 3: 2 e as outras coisas deverão ser procuradas com moderação, sem ambição absurda, encarando como uma necessidade da vida material, não como objetivo principal da vida.
É preciso observar que nas coisas pequenas e simples, podemos encontrar grandes maravilhas de Deus, maravilhas estas que não podem ser vistas por aqueles que só enxergam suas aspirações egoístas e mundanas. Esses quando chegam ao fim da vida dizem: "A vida passou rápido, muitas coisas aconteceram e em todos esses anos, em todas as minhas ambições, não consegui ficar satisfeito".
É claro! Na sua louca e desenfreada corrida da ambição, pisoteou e lançou fora as pequenas e belas coisas, sem sequer tê-las observado, e ainda continua insatisfeito, porque o mundo muito oferece, porém nada dá, e a vida passou e não foi consagrada a Deus e sim, consagrada ao mundo, que o escravizou durante toda a vida.
As poucas coisas, conseguidas com seus esforços, ficam aqui na terra, não o acompanham até a eternidade, e por estas coisas, foi a sua consagração.

Agora, falando de você caro(a) leitor(a) - tem buscado primeiro o reino dos céus ou as coisas do mundo? Onde está o seu pensamento, nas coisas celestiais ou nas terrestres?
Para o seu progresso espiritual como verdadeiro(a) cidadão(ã) dos céus, a consagração é indispensável, e o que é muito importante, a alegria pura e verdadeira que encherá o seu coração e mais a certeza de estar vivendo uma vida de servo(a) fiel ao Senhor dos céus, compensarão as coisas do mundo que você deixar.
Você gostaria de consagrar sua vida a Deus agora ?
Faça uma oração e diga: "SENHOR, QUE QUERES TU QUE EU FAÇA? EIS-ME AQUI, SENHOR".
Desta forma você começará a notar de que maneira o Senhor deseja usá-lo(a).

Q U E S T I O N Á R I O
1. Que é consagrar ?
2. Cite 4 pessoas da Bíblia que se consagraram a Deus:
3. Por que a consagração é importante ?
4. O que devemos procurar em primeiro lugar?
5. Qual a ordem que Jesus dá a todos os que se consagram?
Mc 16: 15 / Mt 28: 19-20

Oração: Ore a Deus em nome de Jesus, dando graças pelas suas novas experiências com Cristo, e por descobrir que você é muito importante no plano de Deus.

Comentários

Anônimo disse…
Obrigado irmãos por me ajudarem!
Que Deus abençoe no nome de Jesus!

Postagens mais visitadas deste blog

Sorvete Missionário - Apec

Bolinha - Apec