Salvação

S A L V A Ç Ã O


Leitura Bíblica: "Porque o Filho do Homem (Jesus) veio buscar e salvar o que se havia perdido".  Lucas 19:10

INTRODUÇÃO
Para que haja salvação é necessário a existência de dois elementos:
1. O salvador
2. O indivíduo a ser salvo

Se uma pessoa cai em um rio e não sabe nadar, o seu salvador deverá ser uma pessoa que saiba nadar e possa vencer a força das correntes das águas.
Se uma pessoa está envolvida em seus pecados, para que alguém a salve, terá que ser uma pessoa que saiba nadar contra as correntes deste mundo, que saiba lutar e vencer o pecado, e ainda, que nunca tenha cometido pecado.

Vejamos o que a Bíblia fala a respeito dos homens e o pecado:
Leia:
* Rm 3: 23 - "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus".
* Is. 64:6 - "Todos nós somos como imundos e todas as nossas justiças como trapo de imundícia".

Vejamos o que a Bíblia fala a respeito do Salvador:
Leia:
* II Co 5:21 - "Aquele (Jesus) que não cometeu pecado (Deus) o fez pecado por nós, para que n'Ele fossemos feitos justiça de Deus".
* Jo 14:6 - "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim".
* At 4:12 - "Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu, nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos".
* I Tm 2:5 - "Há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus homem".

Vimos pela Bíblia que o único homem que não pecou foi Jesus.
Vimos que só Ele pode ser nosso Salvador.
Vimos que Jesus é o único intermediário entre Deus e os homens.
Vimos que Jesus é o único caminho que conduz ao Pai.

Agora pois, já temos os dois elementos para a salvação:
1º. A pessoa a ser salva, que sou eu, você ou qualquer outra pessoa que reconhecer que é pecadora.
2º. Jesus Cristo, o único Salvador.

Se temos os dois elementos necessários para a salvação, como é possível então se salvar?
Leia:
 * At 16:31
* Jo 3:16-18

É costume do povo brasileiro fazer de tudo brincadeiras, piadas, e por mais sério que seja o assunto, o brasileiro acha uma forma de torná-lo divertido. Isso tem pontos positivos, pois o povo vive mais descontraído, encarando seus problemas com otimismo.
Apesar das vantagens oferecidas por esta mentalidade, aparece um perigo tremendamente grande, pois está acomodado, com esperança de ir ao purgatório e depois livrar-se, ou que alguém mande rezar missa para livrar a sua alma.

Amigo(a), em toda a Bíblia não se encontra a existência do tal purgatório. A Bíblia mostra claramente o CÉU e o INFERNO, o homem salvo ou condenado, mas nunca mostra um estado intermediário. Se existisse purgatório, Jesus seria um falsário, pois não teria conseguido salvar completamente o homem. Se o homem fosse ao purgatório pagar suas faltas para depois ir ao Céu, Jesus não seria o Salvador dos homens, pois o homem salvaria a si mesmo com seu sofrimento no purgatório.

Mas a grande e maravilhosa verdade bíblica afirma que: Jesus é o nosso Salvador, completo, único e suficiente.
Alguns pessoas não se preocupam com sua salvação de maneira alguma, achando que isso é bobagem, coisa de criança e que não existe nem céu, nem inferno.
O céu e o inferno são realidade, que serão estudadas em outra parte do nosso curso.

I P A R T E: O VAZIO INTERIOR


O homem foi criado à semelhança de Deus - Gn 1: 27 - inocente e santo. Foram criados macho e fêmea e autorizados pelo próprio Deus a procriarem sexualmente - Gn 1: 27-28, portanto, o pecado de Adão e Eva não foi sexual e sim, desobediência. Gn 3: 1-13
O homem nesse primeiro estado estava em si mesmo completo, pois estava em harmonia com os planos de Deus, era puro e andava na presença do Senhor. Depois que o homem pecou, não pode mais ficar na presença de Deus e um vazio muito grande se formou no seu interior, um vazio que ele sente e não consegue preencher por mais que queira, pois esse vazio só é preenchido por Deus.

Hoje em nossos dias, vemos o homem lutando desesperadamente para não sentir esse vazio, procurando enchê-lo com diversões, ocupações que o distraia, para que não tenha tempo de pensar e encontrar-se e sentir o seu vazio que ainda permanece. Quando o homem fica só, em silêncio, e geralmente à noite, sente dentro de si um enorme vazio e compreende que embora procurasse encher o seu dia de ocupações, fugindo de si mesmo, veio o momento em que ele ficou só e teve tempo de pensar e encontrar-se consigo mesmo.

Neste momento não adianta mais fugir de si mesmo, a grande realidade surge em seu coração, o grande vazio da ausência de Deus que reclama no seu interior e mostra que a sua vida não tem sentido e nem objetivo, pois ele não está completo em si mesmo, não sabe de onde veio e nem para onde vai.

O homem não encontra lógica quando sente a realidade de sua existência, e diz dentro de si mesmo: Não é possível, como é que tudo isso começou, como posso existir, se em algum tempo nunca existiu nada?

Nesse momento o homem se encontra com Deus, e admite que não está em harmonia com Sua vontade e sente pavor. Alguns procuram se distrair para se afastar da realidade, mas não adianta, amanhã será novamente assim, e até o último momento de sua vida, onde o homem cairá para sempre dentro do seu próprio vazio, ficando por toda eternidade nele, separado de Deus.

Há pessoas que sentindo esta realidade, não encontram mais razão para sua vida e procuram até o suicídio, porque não compreendem o grande amor de Deus, e somente Deus pode preencher o vazio de sua vida.


 II P A R T E:
 DÍVIDA PAGA
A grande maioria das pessoas ainda não sabem, nem compreendem o que é salvação em Cristo Jesus, nem o que significa a morte de Jesus na Cruz. Passaremos em poucas palavras, a esclarecer esta grande e maravilhosa verdade.
Deus sabia que o homem não poderia salvar-se a si mesmo, pois o homem é pecador; sempre pecou, peca e pecará até o fim de sua vida, e toda aquele que pecar, será condenado. Leia Ez. 18: 20

O homem não consegue fazer o que é bom diante de Deus e seus caminhos não são retos - Gn 6: 5 Rm 3: 23/ Is 64: 6/ Rm 7: 18. Conhecendo a Lei de Deus e Seus mandamentos, nos tornamos mais culpados ainda, porque conhecemos o pecado e não conseguimos cumprir a Lei.

Leia estas passagens:
* Rm 3:11
* Gl 5: 4
* Gl 5: 18

Vendo Deus a impossibilidade de salvação do homem e tendo um amor sem medida por ele, colocou toda a culpa dos pecados de todo o mundo, sobre seu único Filho, Jesus Cristo; e o sacrificou na terrível morte de cruz, que não somente pela morte dolorosa, mas também pela humilhação, pois a morte de cruz só era aplicada aos homens mais depravados, considerados malditos. Leia Gl 3: 13 / Fp 2: 7-8. E assim, como Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo - Jo 1: 29, Jesus foi sacrificado, o justo pelos injustos, pagando de uma vez por todas pelos pecados de todos nós.

Verifique estas passagens bíblicas:
 Deus oferece Seu Filho como prova de Seu amor. Rm 5: 8
 O justo pelos injustos. I Pe 3: 18
 A cédula de acusação foi cancelada por Cristo. Cl 2: 14
 Cristo foi feito culpado em nosso lugar. Is 53: 4-11
 Jesus morreu pelos ímpios. Rm 5: 6
 Observe Jesus sacrificado em nosso lugar. Is 53: 3-7

Se Cristo pagou a sua dívida de pecados diante de Deus, você não deve mais nada, a não ser que queira continuar devendo. Comparando, é como uma pessoa que paga a sua dívida em uma loja, quando você aparecer lá para pagar, dirão: "Você não deve mais nada, pois a sua dívida foi liquidada". "O próprio Deus providenciou a salvação do homem, condenando o Seu próprio Filho, Jesus Cristo".

III P A R T E:
O PRESENTE DE DEUS
Como vimos, Deus amou tanto o homem, que sacrificou Seu Filho, por amor a nós. Então surge a pergunta: "Que devo fazer para ser salvo?" Há vários versículos que falam que a salvação é gratuita.

Por exemplo: Em Rm 6: 23 diz o seguinte: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus Nosso Senhor". A primeira parte do versículo, onde lemos: "Porque o salário do pecado é a morte...", representa a justiça de Deus, pois se Deus fosse fazer justiça conosco, o pagamento que Ele nos daria pelo pecado, ou seja, o salário de nosso pecado seria a morte, que nesse versículo significa separação eterna entre o homem e Deus. A segunda parte do versículo: "... mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus Nosso Senhor", representa a misericórdia de Deus, nas palavras que dizem: dom gratuito que nada paga, mas é dado de graça, é um presente de Deus, que para se obter, basta querer receber.

Como receber a salvação como presente?
Recebendo a Cristo em seu coração, como Seu Salvador pessoal e Senhor da sua vida.
Amigo(a), a salvação é tão somente isto: Receber a Jesus Cristo em seu coração, sem mistério, sem sacrifícios e sim como um presente oferecido por Deus.
Talvez a esta altura, você deve estar pensando: O que é receber a Cristo? Receber a Cristo é crer e confiar no sacrifício que Jesus fez por você na cruz, confiando que o Seu sangue foi suficiente para purificá-lo(a) de todos os seus pecados - I Jo 1:7 - convidando-O para entrar e habitar em seu coração, recebendo-O como seu Salvador pessoal, reconhecendo sua condição de pecador, dando graças ao Senhor por tão grande amor.

IV P A R T E :
EXERCÍCIO DE FÉ
Recebemos a Cristo pela fé - Ef 2: 8-9 e nos tornamos Filhos de Deus - Jo 1: 12.
A tua fé para receber Jesus pode ser demonstrada através de uma oração convidando-O a entrar em sua vida, pois Ele quer entrar - Ap. 3: 20. Ele está batendo à porta do seu coração agora. Se você quiser aceitá-Lo, faça uma oração mais ou menos parecida a esta:
Oração: Senhor meu Deus, reconheço os meus pecados e sei que por mim mesmo não posso salvar-me, mas Te agradeço porque colocaste todos os meus pecados sobre Jesus Cristo, na cruz. Pai de amor, abro a porta do meu coração e recebo agora ao Senhor Jesus como meu Salvador pessoal, confiando que Ele já me salvou.
Te agradeço por tudo, em nome de Jesus, meu Salvador. AMÉM.

Agora que você recebeu a Jesus, não deixe de agradecer sempre a Deus, pois você está salvo, e nunca mais poderá perder esta salvação. Rm 8: 35-39

Parabéns meu (minha) irmão(ã), você hoje teve a maior experiência da tua vida, nasceu de novo em Jesus, é nova criatura - Jo 3: 3, cuide bem de si mesmo, pois o diabo vai lutar contra você, pois ele perdeu a batalha.


Agora responda:

1. Qual foi o pecado de Adão e Eva? Gn 3: 1-13

2. Como foi vivendo o homem depois de Adão, em relação ao pecado? Gn 6: 5-6

3. Qual a missão principal de Jesus? Lc 19: 10

4. Quem é o único e suficiente Salvador dos homens? Lc 2: 11/ At 4: 12/ I Tm 2: 5

5. Quem pagou pelos pecados que você cometeu? I Co 15: 3

6. Se Jesus já pagou pelos nossos pecados, quem O aceita como seu Salvador, ainda é culpado pelos pecados? Cl 2: 14/ I Pe 3: 18

7. Que devemos fazer para nos tornarmos filhos de Deus? Jo 1: 12

8. A salvação depende de nossos esforços ou Deus é quem nos salva gratuitamente? Ef 2: 8-9/ Rm 3: 24

9. Qual o presente ou dom gratuito que Deus nos dá em Cristo Jesus Nosso Senhor? Rm 6: 23

10. Você poderia se salvar sem Jesus? Pv 16: 25/ Is 64: 6

11. Você recebeu Jesus hoje?

12. Agora você já sente a certeza da salvação? Rm 5: 1


"E O TESTEMUNHO É ESTE: QUE DEUS NOS DEU A VIDA ETERNA; E ESTA VIDA ESTÁ EM SEU FILHO. AQUELE QUE TEM O FILHO DE DEUS, TEM A VIDA ETERNA, QUEM NÃO TEM O FILHO DE DEUS NÃO TEM A VIDA. ESTAS COISAS VOS ESCREVI, PARA QUE SAIBAIS QUE TENDES A VIDA ETERNA, E PARA QUE CREIAIS NO NOME DO FILHO DE DEUS". I JO 5: 11-13

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sorvete Missionário - Apec

Bolinha - Apec