A escolha é sua

POSSO PENSAR POR MIM MESMO!
A escolha é sua
Texto Bíblico:  Juízes 16:4-22
Versículo para memorizar:  “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Romanos 12:2
Objetivo: Que cada criança aprenda a tomar decisões sábias, refletindo sobre os possíveis resultados, apesar do que os outros dizem.
Tema: A ESCOLHA É SUA!
Brincando e Aprendendo:
Distribua para cada criança uma folha com as escolhas e conseqüências. Deixe que cada crianças responda sua folha, preenchendo as conseqüências e depois cada criança deve preencher uma escolha e sua conseqüência. Em seguida deixe-os recortar os quadradinhos e guarde-os em caixinhas separadas. Aí vc os divide em dois grupos e diz a eles que vocês vão brincar de escolha e conseqüência . Faça então com eles uma competição entre os dois grupos, o objetivo é encontrar o par certo: cada escolha tem a sua conseqüência. Você pode fazer o jogo utilizando os quadradinhos como peças de dominó ou jogo de memória. Seja qual for o jogo deixe uma criança de cada equipe ir tirando uma peça por vez, comece por uma peça da caixinha escolha, até acertar a conseqüência da escolha anterior. (esta é uma sugestão pra este joguinho crie suas próprias regras, ou desenvolva um outro joguinho, o importante é levá-los a pensarem e conversarem sobre escolha e conseqüência. USE A CRIATIVIDADE QUE DEUS TE DEU.)”e o Espírito de Deus o encheu de habilidade, inteligência e conhecimento em todo artifício” Êxodo 35:30
Depois do jogo, converse com as crianças:
·          Quais das escolhas do nosso jogo seriam fáceis para você?
·          Quando a escolha é fácil você  para pra pensar nas conseqüências?
·          Quais são as escolhas fáceis do jogo?
São tantas escolhas que fazemos todos os dias que nem mesmo percebemos que todas tem conseqüências. Ex: vestir o uniforme pra ir a escola, tomar café da manhã, almoçar,... Tomar decisões pequenas ou grandes é parte de nossas vidas todos os dias.
O que podemos fazer para tomarmos as melhores decisões?
·          Pensar nos possíveis resultados
·          Pedir conselhos a amigos ou adultos confiáveis (pais, pastores, professores...
·          Estudar a bíblia
·          Pedir a orientação de Deus

Momento Huash:
Divida a turma em 4 grupos. Dê a cada grupo 1 envelope. Em cada envelope deve haver uma folha de papel onde está escrito uma das frases:
* VOCÊ DECIDE REVIDAR
* VOCÊ VAI VIRAR AS COSTAS E SAIR SEM DIZER NADA
*VOCÊ DECIDE COMEÇAR A GRITAR
*VOCÊ DEC IDE FICAR PARADO E COMEÇAR A GRITAR
*VOCÊ DECIDE FICAR PARADO SEM REVIDAR E SEM DIZER NADA
Cada grupo deve criar uma situação onde reagiria desta maneira, fazer uma dramatização e depois cada grupo vai explicar a conseqüência e dize se foi a atitude correta.
                                                                                 
História Bíblica:
Temos na Bíblia uma pessoa que teve dificuldades de pensar sobre as conseqüências de suas decisões. Esta pessoa teve inúmeras oportunidades de aprender a pensar primeiro, mas escolheu fazer o que achava divertido naquele momento...

RAP DE SANSÃO:
                                                                                                                              
Sansão:  Meu nome é Sansão... estou aqui para dizer... Seguir a Deus é seu dever... é seu dever...
Quando a turma aí vier... dizendo  o que se vai fazer... é melhor vcpensar... o que devo fazer?
Uma vez eu fui a Gaza... e a Dalila encontrei... Ela não amava a Deus... pra sua fama não liguei...
Não era das melhores... mas, nisso não pensei...era tudo diversão...pro certo ou pro erraddo... eu não ligava não...

CORO: Vou tomar minhas decisões... às pressões não vou ceder... você também vai decidir...depois de muito refletir...

Sansão: A Dalila eu escutava... pra Deus eu nem ligava...  a Dalila eu seguia... pois diversão é o que eu queria...

CORO: Vou tomar minhas decisões... às pressões não vou ceder... você também vai decidir...depois de muito refletir...

Filisteus: Nós os filisteus... dissemos à Dalila... “o segredo de Sansão... você pode descobrir...Nós vaos derrotá-lo... e de dinheiro te cobrir...”

Dalila: a oferta é muito boa... o dinheiro eu quero sim... a sansão fui procurar... pro segredo desvendar...

CORO: Vou tomar minhas decisões... às pressões não vou ceder... você também vai decidir...depois de muito refletir...

Sansão: sinto muito confessar... não fiz o que devia... não disse “NÃO!” e nem “POR QUE?”... parado lá eu não lutei contra a pressão... inventei uma mentira... pois perder Dalila eu não queria...

Dalila: “os filisteus estão aqui”... gritei sem entender... Sansão tinha mentido... sobre a força e o seu poder... cordas de couro arrebentou... elas não fizeram nada... Sansão não foi vencido...

CORO: Vou tomar minhas decisões... às pressões não vou ceder... você também vai decidir...depois de muito refletir...

Sansão: Você deve estar pensando... que a pressão foi aumentando... “de onde vem a tua força?”... a Dalila perguntava... não desistia... não desistia... Outro truque eu tentei... pra Dalila enganar... mais mentiras inventei... mas, nada a fez parar... Eu não tinha mais controle... não sabia o que dizer... a Deus eu não segui... a Dalila eu cedi... Mesmo Deus dizendo “não”... o segredo eu contei... meu cabelo pra sua glória... consagrei...

CORO: Vou tomar minhas decisões... às pressões não vou ceder... você também vai decidir...depois de muito refletir...

Dalila: O cabelo de sansão... então mandei raspar... dormindo no meu colo... ele nem ia notar... sua força acabou... foi do jeito que contou...
Sansão: eu pensava que o cabelo... tinha força especial... esqueci que era de Deus... o poder sobrenatural... Foi aí que descobri... que minha vida arruinei... voltei a estaca  zero... ao Senhor eu magoei... não caia nessa... não caia não... não perca a liberdade nem a sua opinião...
Não desista de sua vida... Faça o que é certo... e Deus fica perto...
CORO: Vou tomar minhas decisões... às pressões não vou ceder... você também vai decidir...depois de muito refletir...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sorvete Missionário - Apec

Bolinha - Apec