Meu herói

QUEM É MEU HERÓI?
Texto Bíblico: Atos 23:12-35
Versículo para memorizar: “Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos” Filipenses 3:17
Objetivo: Levar a criança a definir o que torna alguém herói e identificar alguns em seus relacionamentos.

Herói – segundo o dic. Aurélio-: homem extraordinário pelos feitos guerreiros, pelo seu valor, ou magnanimidade. Pessoa que por qualquer motivo é centro de atenções. Um herói pode ser homem ou mulher, real ou imaginário, vivo ou morto, jovem ou velho. Alguns sinônimos seriam: campeão, astro

Introdução: converse com as crianças sobre o que eles entendem sobre ser herói. Sobre as qualidades que devem ter um herói. Ex.: líder, corajoso, sábio, talentoso, perseverante, saber fazer boas escolhas, ter bom senso de humor. O que um herói não deve ser: mentiroso, não ser confiável, ser negligente...
Depois de conversar com eles, faça com eles uma lista de quem são seus heróis.
Brincadeira:
parte 1:
Distribua para cada criança a folha de atividade:      Quem é quem entre os heróis
É importante que cada criança mantenha  segredo sobre suas respostas. Deixe-os cortar as tiras e colocá-las em uma caixinha.
Escolha com antecedência alguns para jurados. Estes deverão  contar e registrar os 3 mais votados em cada categoria. Peça pra eles escreverem estes nomes em tiras de papel e colocarem em um lugar escolhido com antecedência, mas com os nomes voltados para a parede de modo que nenhuma criança veja o resultado.

Converse com as crianças, sobre a escolha dos heróis, foi difícil escolher? Foi difícil lembrar o nome dos heróis? Qual foi a categoria mais fácil? Qual foi a categoria mais difícil?
Brincadeira:
Parte  2:
Divida as crianças em dois grupos.
Explique que o 1º lugar mais votado de cada categoria vale 100 pontos
                   O 2º lugar de cada categoria vale 75 pontos
                   O 3º lugar vale 50 pontos
Cada equipe através de um líder tem a oportunidade de tentar acertar quem são os heróis mais votados.
Faça a brincadeira deixe-os descontraídos e depois entre na história bíblica:

Agora crianças vou contar pra vcs sobre um herói de verdade. Um herói que ajudou o apóstolo Paulo.
História Bíblica: Conte a história, (temos visuais na Igreja chegue mais cedo oi vá até lá antes e separe os visuais).
Conclusão:  ainda bem que a história teve um final feliz! Vcs acham que o sobrinho de Paulo algum dia pensou que sua história ficaria registrada na Bíblia e seria lida por muita gente? Provavelmente não. Mas a sua força e coragem salvaram Paulo, permitindo que Deus continuasse seu plano numa das épocas mais importantes da vida dele.
Deus usou o sobrinho de Paulo para mudar os rumos dos acontecimentos naquela noite. Ele foi um herói, ele era valente e honesto. Foi preciso muita coragem, e Deus o usou para proteger a vida de seu servo e espalhar o evangelho!


Brincadeira reforço de ensino: Para esta brincadeira vc vai precisar preparar várias tiras de papel com diversas profissões, categorias...

Com as crianças ainda divididas em equipes:
Muitos heróis que colocamos em nossa lista são gente famosa, ou de algum desenho. Mas não é preciso ser famoso para ser herói, vamos falar agora sobre pessoas que vcs conhecem e que são heróis. Pessoas que vcs gostariam de imitar ou pessoas que vcs admiram quem você conhece e vc acha que é um herói?

O lide de cada equipe tira da caixinha uma tira, escolhe um membro da sua equipe e  juntos escolhem alguém que consideram herói para aquela categoria ou profissão e vão imitar ou através de mímicas  a equipe deles terá um minuto para tentar descobrir quem é o herói. Depois deixe eles falarem qe características essa pessoa tem que pode ser considerada heroína

DEUS ABENÇOE VC NESTE CULTO SENSACIONAL!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sorvete Missionário - Apec

Na rocha firme